DIVULGUE SUA MARCA!

DIVULGUE SUA MARCA!
WHATSAPP (43) 9 9979-8834

sábado, 3 de maio de 2014

ACIPG Estágios recebe Aliel Machado

Adolescentes ouvem dicas 
de como se comportar em 
uma entrevista de emprego

Cerca de 100 adolescentes participaram do encontro do ACIPG Estágios na última terça-feira (29). O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Aliel Machado, falou sobre ‘Políticas públicas para a juventude’. O programa ACIPG Estágios é desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) com o objetivo de encaminhar estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior para o mercado de trabalho através do estágio. O Instituto Mundo Melhor realiza capacitações presenciais e à distância que contribuem para a qualificação profissional dos jovens. Aproximadamente, cinco mil estudantes e 210 empresas estão cadastrados.

O vereador Aliel Machado contou um pouco da sua história pessoal e de sua trajetória política. “A participação política efetiva dos jovens é importantíssima. É através dela que conseguimos fazer com que algumas transformações e mudanças necessárias aconteçam”, afirma. Ele também avaliou o atual cenário político no município e no país. “O jovem não é mais dominado na política, agora ele domina. Os líderes não são mais as lideranças por natureza. Eles surgem em consequência do próprio jovem que escolhe os seus líderes e representantes pelas atitudes que eles tomam durante a sua vida, os políticos principalmente”, enfatiza.

Os adolescentes também ouviram dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e como preparar um currículo. A pedagoga do IMM, Érica Lemes, comentou a importância de escolher a roupa adequada, pesquisar a empresa e treinar em casa algumas perguntas que normalmente são feitas pelos avaliadores. “É importante que o adolescente responda com segurança e tranquilidade, mas sem inventar um personagem”, destaca. Entre as dicas repassadas aos jovens, Érica sugeriu a impressão do currículo em um papel um pouco mais grosso para que ele pare na mão do empregador que estiver folheando o maço de currículos recebido pela empresa. “São dicas simples e que podem fazer com que o estagiário se sobressaia. As empresas buscam jovens pró-ativos, com bom relacionamento interpessoal e que vão em busca do que eles querem. Os adolescentes são vistos como pedras brutas que serão lapidados pela empresa”, frisa.

A assistente social do IMM, Fernanda Matos, deixou à disposição dos adolescentes o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da entidade. São mais de 90 opções de cursos on-line com duração entre quatro e oito áreas na área de educação, saúde, bem-estar, informática, línguas estrangeiras, administração e empreendedorismo. “Alguns cursos são especialmente voltados para a capacitação e aprimoramento daqueles que estão ingressando numa empresa e preparação do jovem para o mundo do trabalho”, assinala. Os cursos são oferecidos em parceria com a Woli Consultoria.

O ACIPG Estágios está baseado na Lei de Estágio 11.788/2008. Os jovens trabalham, no máximo, seis horas diárias. A jornada reduzida permite que eles estudem e, uma vez por mês, participem dos treinamentos oferecidos pelo IMM. O contrato de estagiário tem duração de um ano e pode ser prorrogado por mais um período.

Serviço
Para cadastrar a sua empresa entre em contato com a ACIPG através do telefone 3220-7200 ou na Rua Comendador Miró, número 860, Ponta Grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postado não representam a opinião deste Blog