DIVULGUE SUA MARCA!

DIVULGUE SUA MARCA!
WHATSAPP (43) 9 9979-8834

terça-feira, 6 de maio de 2014

EM PONTA GROSSA: Jovem Mãe promove oficina de chocolates


Michelle de Geus
Encontro com as jovens mães, promovido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Horácio Carneiro de Miranda reuniu 12 adolescentes, com idades entre 14 a 20 anos. Elas participaram de uma oficina de chocolates. A iniciativa atendeu moradoras dos bairros Santa Mônica e Tânia Mara.

A enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Maria Raquel Istschuk, explica que a cada encontro as jovens mães escolhem o que gostariam de aprender a fazer no próximo mês. “Como os temas partem da realidade delas, as adolescentes se sentem valorizadas e felizes. Elas gostaram tanto de tema que já temos agendada uma oficina de bombons”, conta. Ela relata que as jovens mães são acompanhadas desde a gravidez até os cinco anos, quando a criança entra em idade escolar. “Nós promovemos a troca de informações entre elas, reafirmamos o tempo todo a importância das adolescentes continuarem os estudos e buscarem, no futuro, um bom emprego para que possam cuidar bem dos filhos”, frisa.

O Instituto Mundo Melhor (IMM) desenvolve o projeto Jovem Mãe com o objetivo de ampliar os conhecimentos e oferecer novas ferramentas para as enfermeiras e assistentes sociais que trabalham com as adolescentes grávidas. “Iniciativas como a desenvolvida pela UBS permitem que as adolescentes tenham uma fonte de renda. A preocupação com as jovens vai além da sua saúde durante a gestação e abrange o desenvolvimento integral da mãe e da criança”, avalia Jeroslau Pauliki, presidente do IMM. As capacitações oferecidas pelo IMM têm como linha de aprendizagem o acolhimento, humanização no atendimento, instrumentais e técnicas de trabalho em grupo, saúde na adolescência, autoestima e afetividade. O Jovem Mãe está presente em 21 municípios do Paraná. A Faculdades Pequeno Príncipe, de Curitiba, é parceira na certificação do projeto e na ministração dos módulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postado não representam a opinião deste Blog